A vida vai te mostrar, vai te guiar.

Nesta semana que passou, através dos queridos @LaiseMoreira @flavinhoholanda, tive conhecimento de um senhor chamado Eunápio Leite.

Este senhor possui uma história intrigante e contraditória: vindo de Sorocaba/SP; possui família com boas condições financeiras; morador de rua; alcoólatra; cheio de fantasias e muitas angústias. Podem conferir no Blog da Laise Moreira (http://laiseblogueira.blogspot.com/).

O que mais chama atenção nesta história é a solidariedade que partiu das atitudes de Laise e Flavio e se estendeu para um grupo de amigos e agora toma conta de nossos comentários e de nossos perfis nas mídias sociais.

Sem absolutamente nada a esperar, eles fazem o que fazem pelo simples fato de querer ajudar aquele senhor a encontrar uma saída para este caminho tão sombrio em que atualmente vive.

E neste sentido, parei pra pensar o quanto somos solidários para aqueles que não conhecemos. Porque ser solidário com amigos é fácil, é confortável…podemos chegar até analisar se “ele merece”! Mas, e o desconhecido? Você ajudaria por ajudar?

Se temos de esperar,
que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear,
então que seja para produzir
milhões de sorrisos,
de solidariedade e amizade.

Cora Coralina

            Você ofereceria ajuda para um idoso que quer atravessar; você se envolveria em campanhas onde fosse doar uma parte de seu tempo pra ajudar; separaria roupas ou alimentos para dar a quem vc nunca viu; você costuma doar sangue; …e tantas outras coisas que podemos fazer que tem dupla finalidade: ajuda a quem está sendo ajudado e a quem ajuda. O preço é inestimável!

Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se. (Gabriel Garcia Marquez)

            A solidariedade faz com quem lembremos que somos humanos; faz com que nos coloquemos no lugar do outro; faz com que agradeçamos a Deus a vida que temos; faz com que peçamos a Deus pela sorte daquele a quem ajudamos.

Ajudar é bom demais, só faz bem, só acrescenta às nossas vidas! Deixa uma sensação de satisfação, uma felicidade tão grande que é difícil explicar. Só quem se deixa levar pelos prazeres da solidariedade é que sabe do que estou dizendo.

Vamos espalhar a solidariedade. Chame seus amigos. Familiares. Divulgue uma idéia onde várias pessoas possam participar de ações solidárias. Todos ficarão imensamente felizes.

E neste ensejo, deixo esta oração que fala de uma maneira doce e realista do sentido de solidariedade. Que todos façamos que ela alente nossos corações:

 Oração da Solidariedade (Oração captada de Francisco de Assis e transmitida psicograficamente pelo Espírito Carlos Murion ao médium José Medrado.)

Senhor,
Que eu possa a quem está com frio dar o cobertor.
Mas se o frio for da alma, que eu tenha condições de dar afetivo calor.

Se alguém chorar, que eu possa suas lágrimas enxugar.
Mas se eu também estiver em dor, que pelo menos possa companhia fazer.

Porque é chocante, senhor,
chorar sem ter alguém para nos consolar;
sofrer sem ter com quem dividir;
precisar desabafar e não ter quem ouvir;
enfermar sem ter com quem contar.

Assim, Senhor, e por tudo isso, eu te suplico:
preciso ao próximo servir, tendo tolerância para com a ignorância:
o desprendimento frente à pobreza;
a solicitude moral diante dos reclames das crianças;
atenção e amparo para com a velhice;
o perdão sem condição;
a brandura na exaltação;
a verdade sem interesse e o amor sem cobranças.

Mas, se nada disso eu puder ter ou fazer, que a vida me torne humilde para reconhecer que preciso espiritualmente crescer.

Assim seja.

Anúncios

Comentários em: "Sua solidariedade tem limite?" (1)

  1. […] Sua solidariedade tem limite? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: